Links

Como realizar o cadastro do catálogo da sua loja

O catálogo da sua loja é composto por várias informações essenciais sobre o que você possui para vender. A partir delas, você conseguirá realizar o cadastro dos seus produtos de forma rápida e completa.
É muito importante que você siga a ordem correta de cadastramento, que é a seguinte:
➡️ Cadastrar as categorias
➡️ Cadastrar as cores e estampas
➡️ Cadastrar os atributos
➡️ Cadastrar as características
➡️ Cadastrar as marcas
➡️ Cadastrar os produtos

📍 Como cadastrar as categorias

No seu painel, selecione as opções Produtos > Categorias:
Clique em Adicionar Categoria:
Preencha os campos de cadastro da categoria:
4º Salve as configurações.
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome da categoria: Preencha o nome da categoria que você está cadastrando.
  • Descrição da categoria: Você pode inserir uma breve descrição da sua categoria. Este texto será exibido na listagem de produtos desta categoria, conforme imagem abaixo.
  • Produtos: Neste campo você deve inserir os produtos que fazem parte desta categoria.
  • Banner de Categoria: Você pode inserir uma imagem na categoria. Ela será exibida no topo da listagem de produtos dessa categoria. O tamanho recomendado para este banner é de 1680 x 400px.
  • SEO (Pré-visualização do Google): O SEO é o conjunto de técnicas que têm como principal objetivo auxiliar os sites de busca a indexar as informações da sua página. A Dooca faz o preenchimento automático desse campo, mas caso queira, você pode otimizar o SEO da sua loja preenchendo os campos de Meta title, Meta description e Meta Keywords. Orientamos que você não preencha essas informações caso não tenha conhecimento na área.
  • Ativo ou Inativo: Ao inativar uma categoria, você oculta apenas a navegação no link da categoria, mas os produtos pertencentes a ela não são inativados.
  • Categoria Principal: Este é o campo para você selecionar a categoria principal a qual a mesma pertence.
  • Google Taxonomy: Essa é a lista a estrutura de categorias do Google. Caso você for expor os seus produtos no Google Shopping, este preenchimento é obrigatório. Vincule a sua categoria na Dooca a uma Categoria semelhante no Google. Para cadastrar categorias que não estão na lista de seleção da Dooca, insira o número do ID da categoria informado pelo Google.
  • Landing Page: Você pode selecionar uma landing page (criado no menu Loja Virtual > Langing Pages), para ser exibido na página de vitrine de produtos desta categoria. Esta é uma opção para melhorar o SEO e tornar o visual da página mais atraente.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar Categorias.

📍 Como cadastrar cores e estampas

No seu painel, selecione as opções Produtos > Cores:
Clique em Adicionar Cor:
Preencha os campos de cadastro:
4º Salve as configurações.
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome da cor: Insira o nome da cor que você está cadastrando.
  • Cor: Se você está cadastrando uma cor sólida, clique em Cor e escolha a cor desejada.
  • Estampa: Se você está cadastrando uma estampa, clique em "Estampa" e envie uma imagem correspondente à estampa. Neste caso, aconselhamos que você cadastre imagens em 500x500px com no máximo 300kb.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar cores e estampas.

📍 Como cadastrar atributos

No seu painel, selecione as opções Produtos > Atributos:
Clique em Adicionar Atributo:
Preencha os campos de cadastro do atributo:
4º Salve as configurações.
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome do atributo: Insira o nome do grupo de atributos.
  • Valores: Nos valores você vai adicionar os atributos pertencentes ao grupo, separadamente, como por exemplo, no caso de tamanhos: P, M, G e GG.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar atributos.

📍 Como cadastrar características

No seu painel, selecione as opções Produtos > Características:
Clique em Adicionar Característica:
Preencha os campos de cadastro:
4º Salve as configurações.
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome da característica: Insira o nome do grupo de características que está cadastrando.
  • Valores: No campo de valores você insere as características pertencentes ao grupo. Como por exemplo, no grupo da características "Material", os valores podem ser: Couro, Sintético, Plástico, Suede.
  • Imagem: Insira um ícone para ilustrar a característica que está cadastrando na página de Detalhe de produto. A exibição das imagens no detalhe de produto depende da configuração realizada na Aparência do seu site.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar características.

📍 Como cadastrar marcas

No seu painel, selecione as opções Produtos > Marcas:
Clique em Adicionar Marca:
Preencha os campos de cadastro:
4º Salve as configurações.
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome da marca: O nome da marca será exibido na barra lateral da sua loja.
  • Descrição: Essa descrição é utilizada na página interna da marca.
  • Banner da marca: O banner da marca é a imagem utilizada na página interna da marca.
  • Logo: Essa é a imagem que será utilizada para ilustrar a marca.
  • SEO (Pré-visualização no Google): O SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo auxiliar os sites de busca a indexar as informações da sua página.
  • Produtos: Este campo é utilizado para você selecionar os produtos pertencentes a esta marca.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar marcas.

📍 Como cadastrar produtos simples

No seu painel, selecione as opções Produtos > Adicionar Produto:
Na aba Geral, preencha os campos do cadastro:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome do produto: Nome do produto que será exibido na loja.
  • Descrição completa: Descrição completa e detalhada do produto.
  • Preço: Preço pelo qual você está vendendo o seu produto.
  • Preço comparativo: Preço comparativo ao preço de venda atual, é utilizado para criação de promoção na loja virtual. Este preço deverá ser sempre mais alto do que o preço de venda.
  • Dimensões: O preenchimento das dimensões da embalagem do seu produto é obrigatório, pois sem essas informações não será possível calcular o frete do mesmo.
👉 Importante! 👈
As medições de peso e tamanho devem ser feita individualmente por cada caixa embalada. Quando for mais de um produto, a plataforma da Dooca calculará a soma das embalagens.
  • Categoria: Selecionar as categorias do produto é obrigatório para que ele seja exibido na loja. Você pode marcar quantas categorias e subcategorias quiser, caso tenha dúvidas sobre como cadastrar as suas categorias acesse o nosso artigo Cadastrando Categorias.
  • Marca: Caso queira você pode selecionar a marca do produto que está cadastrando.
  • Característica: Selecione as características do seu produto, ajudando o seu cliente a marcar filtros para encontrar os produtos na loja virtual. Para entender mais sobre o cadastro de características, acesse o artigo Cadastrando Característica.
  • SEO (Pré-visualização no Google): É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo auxiliar os sites de busca sobre a sua página, trabalhando através de palavras-chave selecionadas no conteúdo do site, de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. A plataforma faz o preenchimento automático deste campo. Mas caso queira é possível, clicar em Editar e fazendo as alterações.
Na aba Imagens, insira as imagens de cadastro do seu produto:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Imagens: Neste campo, insira as imagens do seu produto.
  • Vídeo: Neste campo, insira o link de um vídeo do seu produto que já esteja hospedado no YouTube.
4º Salve as configurações.
Na aba Outros, preencha mais informações do produto:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Venda sem estoque: Ao ativar essa opção, você permite que o seu produto possa continuar sendo vendido mesmo quando acabar o estoque.
  • Gênero e faixa etária: Caso você esteja fazendo marketing no Google você pode escolher o gênero e a faixa etária do seu público para impactar essas pessoas.
  • ID Externo: ID utilizado para o vínculo entre integrações da Dooca e outros sistemas.
  • Localizador de estoque: espaço para informação de localização física.
  • Modelo e garantia do produto: Espaço para informações a respeito do modelo e prazo de garantia do produto.
  • NCM: Campo de preenchimento do NCM.
  • Preço de Custo: Neste campo você pode inserir o preço de custo do seu produto e verificar sua margem de lucro. Essa informação será enviada para os relatórios de venda da sua loja.
  • Desconto no boleto/pix: Neste campo você pode personalizar o desconto no boleto/pix para o produto que está cadastrando. Informe 0 para não permitir desconto no boleto; deixe em branco para utilizar o desconto padrão configurado em "formas de pagamento" ou informe a porcentagem desejado para este produto.
  • Quantidade mínima por pedido: Informe a quantidade mínima necessária para fechamento do pedido deste produto.
  • Quantidade máxima por pedido: Informe a quantidade máxima que o cliente poderá comprar deste produto.
  • Métodos de envio: Por padrão, todos os métodos de envio já estão pré-selecionados para todos os produtos, então apenas desmarque a opção caso este produto não possa ser enviado por algum dos métodos listados.
6º Salve as configurações.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar produtos simples.

📍 Como cadastrar produtos com variação

No seu painel, selecione a opção Produtos > Adicionar Produto:
Na aba Geral, preencha os campos do cadastro:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Nome do produto: Nome do produto que será exibido na loja.
  • Descrição completa: Descrição completa e detalhada do produto.
  • Preço: Preço pelo qual você está vendendo o seu produto.
  • Preço comparativo: Preço comparativo ao preço de venda atual, é utilizado para criação de promoção na loja virtual. Este preço deverá ser sempre mais alto do que o preço de venda.
  • Dimensões: O preenchimento das dimensões da embalagem do seu produto é obrigatório, pois sem essas informações não será possível calcular o frete do mesmo.
👉 Importante! 👈
As medições de peso e tamanho devem ser feita individualmente por cada caixa embalada. Quando for mais de um produto, a plataforma da Dooca calculará a soma das embalagens.
Categoria: Selecionar as categorias do produto é obrigatório para que ele seja exibido na loja. Você pode marcar quantas categorias e subcategorias quiser, caso tenha dúvidas sobre como cadastrar as suas categorias acesse o nosso artigo Cadastrando Categorias.
Marca: Caso queira você pode selecionar a marca do produto que está cadastrando.
Característica: Selecione as características do seu produto, ajudando o seu cliente a marcar filtros para encontrar os produtos na loja virtual. Para entender mais sobre o cadastro de características, acesse o artigo Cadastrando Característica.
SEO (Pré-visualização no Google): É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo auxiliar os sites de busca sobre a sua página, trabalhando através de palavras-chave selecionadas no conteúdo do site, de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. A plataforma faz o preenchimento automático deste campo. Mas caso queira é possível, clicar em Editar e fazendo as alterações.
Na aba Imagens, insira as imagens de cadastro do seu produto:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Imagens: Neste campo, insira as imagens do seu produto.
  • Vídeo: Neste campo, insira o link de um vídeo do seu produto que já esteja hospedado no YouTube.
4º Salve as configurações.
Na aba Variações, em Adicionar Variações, cadastre as opções de variação disponíveis do produto:
Após clicar em Gerar Variações, elas serão exibidas desta forma no seu painel:
Em todos os casos você poderá preencher os espaços de estoque, preço, preço comparativo e Referência de cada uma das variações, utilizar o ícone de Lixeira para excluir uma variação, e também editar as informações de variação no ícone de Lápis.
É possível adicionar somente três atributos nas variações, contanto que um deles seja cor. Caso você não cadastre cor, é possível adicionar apenas dois atributos nas variações.
8º Salve as configurações.
Se você cadastrou duas variações como cor e tamanho, por exemplo, deve seguir cadastrando apenas variações de cor e tamanho. Para alterar para variações de cor e metragem, por exemplo, é necessário excluir todas as variações pré-cadastradas no produto e adicionar as novas já criadas.
Caso você não siga o padrão de cadastro o seu produto não será salvo.
Na aba Outros, preencha mais informações do produto:
10º Salve as configurações.
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Venda sem estoque: Ao ativar essa opção, você permite que o seu produto possa continuar sendo vendido mesmo quando acabar o estoque.
  • Gênero e faixa etária: Caso você esteja fazendo marketing no Google você pode escolher o gênero e a faixa etária do seu público para impactar essas pessoas.
  • ID Externo: ID utilizado para o vínculo entre integrações da Dooca e outros sistemas.
  • Localizador de estoque: espaço para informação de localização física.
  • Modelo e garantia do produto: Espaço para informações a respeito do modelo e prazo de garantia do produto.
  • NCM: Campo de preenchimento do NCM.
  • Preço de Custo: Neste campo você pode inserir o preço de custo do seu produto e verificar sua margem de lucro. Essa informação será enviada para os relatórios de venda da sua loja.
  • Desconto no boleto/pix: Neste campo você pode personalizar o desconto no boleto/pix para o produto que está cadastrando. Informe 0 para não permitir desconto no boleto; deixe em branco para utilizar o desconto padrão configurado em "formas de pagamento" ou informe a porcentagem desejado para este produto.
  • Quantidade mínima por pedido: Informe a quantidade mínima necessária para fechamento do pedido deste produto.
  • Quantidade máxima por pedido: Informe a quantidade máxima que o cliente poderá comprar deste produto.
  • Métodos de envio: Por padrão, todos os métodos de envio já estão pré-selecionados para todos os produtos, então apenas desmarque a opção caso este produto não possa ser enviado por algum dos métodos listados.
Para mais informações, acesse o artigo Como cadastrar produtos com variação.