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Como integrar com a Melhor Envio (connect)

Utilize a Melhor Envio como sistema de gerenciamento de logística e hub de transportadora em sua loja virtual, fazendo a conexão conforme as instruções a seguir.
Lembre-se que para fazer a conexão você precisará ter uma conta ativa com o Melhor Envio. Se você ainda não criou sua conta, clique aqui para realizá-la.
Como migrar para o novo aplicativo da Melhor Envio (connect)? 👇
A integração com a Melhor Envio foi atualizada e melhorada.
Nela você não precisará configurar muitos detalhes dentro do painel da Dooca, basta configurar tudo o que for necessário no painel da Melhor Envio e ativar a integração para que a Dooca capte as configurações.
Portanto, caso você utilize a integração pelo aplicativo antigo (Melhor Envio Token), é necessário que você faça a migração para a nova integração (Melhor Envio Connect).
Para fazer este processo, basta seguir as orientações do artigo Como migrar para o novo aplicativo da Melhor Envio (connect).
Importante!
Para fazer a integração com o Melhor Envio, você primeiro precisa completar as informações de cadastro no menu de Configurações da sua loja conforme as instruções do artigo: Configurações Gerais.

📍 Como funciona a integração Melhor Envio + Dooca

➡️ Os pedidos com o status de Faturado na Dooca serão enviados à Melhor envio.
➡️ No caso de entrega por transportadora Jadlog, o pedido precisa conter uma nota fiscal válida. Caso você cadastre uma nota fiscal inválida o pedido é enviado como Não comercial e sem Nota Fiscal, e posteriormente, você pode alterar no painel da Melhor Envio.
➡️ No caso da transportadora Azul, o pedido não pode conter Nota Fiscal inserida na plataforma, pois não é possível fazer envio comercial diretamente pela Dooca. Assim, os pedidos são enviados como Não comercial e sem Nota Fiscal.
➡️ O despacho do pedido e emissão das etiquetas devem ser feitos no painel da Melhor Envio.
➡️ Após inserir o código de rastreio na Melhor Envio, o pedido volta para a Dooca com status de Despachado.
➡️ Caso o status do pedido esteja como Faturado na plataforma da Dooca, ao gerar a etiqueta do pedido (no painel do Melhor Envio), as informações de rastreio serão importadas automaticamente.
➡️ Se o status do pedido já tiver sido alterado para Enviado, a Dooca não puxará os dados de rastreamento.
➡️ O status de “Entregue” não é atualizado automaticamente na Dooca.
Assista este tutorial em vídeo sobre como realizar as configurações de integração:
Ou, caso prefira, siga as instruções abaixo:

📍 Como ativar a integração com a Melhor Envio Connect na sua loja virtual

No seu painel antigo, você seleciona as opções Dooca Store > Aplicativos:
Procure pelo aplicativo da Melhor Envio Connect:
Clique em Instalar Sem Custo Adicional:
4º Confirme a instalação:
Em Configurações, clique em Conectar com o Melhor Envio:
Você será direcionado para a página da Melhor Envio. Insira suas informações e faça o seu login:
Faça as configurações conforme as preferências do seu negócio e permita que a Dooca acesse sua conta da Melhor Envio.
Feitos estes passos, você deverá abrir o aplicativo da Melhor Envio novamente, em Dooca Store > Meus Apps > Melhor Envio Connect:
Em Configurações, preencha as informações solicitadas e Salve as configurações:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Email: Esse e-mail é para a identificação dos pedidos da Melhor Envio.
  • Telefone: Esse telefone é para a identificação do responsável pelos pedidos.
  • Inscrição Estadual: Caso você seja isento de Inscrição Estadual, não preencha este campo.
10º Por último, clique em Atualizar Transportadoras:
11º Feitos estes passos, sua integração estará concluída.
Você conseguirá visualizar as transportadoras que foram inseridas acessando o seu painel novo e selecionando as opções Configurações > Formas de Envio:
Importante!
Caso você realize alguma alteração/atualização em suas regras de frete, é necessário clicar no botão de Atualizar Transportadoras novamente para que estas informações sejam importadas para a Dooca.

📍 Transportadora Azul

Caso você queira utilizar a transportadora Azul, é necessário escolher uma agência de postagem.
Clique em exibir para visualizar as transportadoras disponíveis do seu Estado, e após, selecione uma delas no campo destacado abaixo:
Lembre-se de salvar todas as suas alterações.
Minha integração com a Melhor Envio não está funcionando, e agora? 🤔
Se a integração com a Melhor Envio não estiver operando corretamente, verifique as seguintes informações:
1) Se você realizou todas as etapas e configurações da integração, conforme instruções acima.
2) Se você preencheu todas as informações do aplicativo.
3) Se você clicou no botão Atualizar Transportadoras.
4) Se todas as transportadoras estão ativas no seu painel da Dooca em Configurações > Formas de Envio.
5) Se todos os seus produtos estão com peso e dimensões cadastrados e dentro do limite aceito pelas formas de envio que você utiliza.
6) Se as transportadoras estão ativas na página de cadastro dos seus produtos.
7) Caso você tenha grupo de clientes, verifique se as transportadoras estão ativas para todos os grupos.
8) Se todas transportadoras estão ativas no seu painel da Melhor Envio:
Acesse sua conta da Melhor Envio e no menu na lateral esquerda selecione a opção Integrações. Role a página para baixo até localizar as integrações ativas. Selecione a integração deseja e clique em Reconfigurar Serviços. Após, salve as configurações.
Caso prefira, acesse o link https://melhorenvio.com.br/painel/apps/7003
9) Verifique se todas as suas rotas estão cadastradas corretamente no seu painel da Melhor Envio.
10) Se você tiver instalado o seu aplicativo antes de 17/02/2022, é necessário que você o desinstale e faça a reinstalação.
Este passo é necessário pois foram realizadas novas atualizações na integração que serão atualizadas apenas com este processo.
11) Se os pedidos não estiverem sendo exportados para o painel da Melhor Envio para você emitir a etiqueta de envio, verifique se eles estão com o status correto (pedido faturado) na Dooca.
Caso você tenha seguido todos os passos acima e mesmo assim as cotações não estejam ocorrendo na sua loja, verifique as informações do artigo O que fazer quando as cotações de frete não estão sendo exibidas no meu site.
Para uma guia deste tópico, valide os itens ao lado direito.