Links

Cache - entenda como funciona

O armazenamento em cache ajuda as lojas virtuais a terem um desempenho consideravelmente mais rápido e melhoram a experiência do usuário durante a navegação.

O que é o armazenamento em cache?

Um cache é uma camada de armazenamento físico de dados de alta velocidade que guarda um subconjunto de dados, geralmente temporário por natureza, para que futuras solicitações referentes a esses dados sejam atendidas de modo mais rápido do que é possível fazer ao acessar o local de armazenamento principal de dados. O armazenamento em cache permite reutilizar com eficiência dados recuperados ou computados anteriormente.

Como funciona o armazenamento em cache?

Os dados em um cache geralmente são armazenados no hardware de acesso rápido, como uma Random-access memory (RAM – Memória de acesso aleatório), e também podem ser usados em paralelo com um componente de software. O principal objetivo de um cache é aumentar a performance da recuperação de dados ao reduzir a necessidade de acessar a camada subjacente mais lenta de armazenamento.
A substituição de capacidade por velocidade geralmente faz com que um cache armazene um subconjunto de dados de modo temporário, em comparação com bancos de dados, cujos dados são, de modo geral, completos e duráveis.

Benefício

Um desafio comum em lojas virtuais é lidar com picos de acesso em curtos períodos de tempo. O aumento da carga no banco de dados resulta em latências mais altas para obter dados, tornando o desempenho geral da loja virtual imprevisível. Ao utilizar um cache de memória com alta taxa de transferência, esse problema é atenuado.