Search
K
Comment on page

Como utilizar o Bling ?

Realizei a integração com o Bling, qual o próximo passo?
Está com dúvidas na hora de utilizar o Bling e colocar seus produtos integrados aqui na Bagy? Separamos as principais informações que você precisa para colocar sua integração Bagy + Bling para funcionar
😉
O Bling é um sistema de gestão com ERP que irá facilitar a emissão de notas fiscais e boletos, além de possibilitar a integração da sua loja virtual com marketplaces, como Shopee e Mercado Livre, de forma fácil e rápida.
Após realizar as orientaçãos do artigo Como ativar a integração com o Bling na sua Loja Virtual, será preciso realizar as configurações no seu painel do Bling para que a integração seja bem sucedida.
Lembrando: a nossa integração com o Bling é por meio da nossa parceria com a Dooca Commerce.

Vamos começar ? 🏃🏽‍♀️

📍Cadastro de produtos Bagy + Bling

Após realizar a integração Bagy+Bling, você pode conectar seus produtos entre as plataformas. Isso garante o controle de estoque dos produtos, gerar nota fiscal e outras facilidades.
Se ainda não tem essa integração habilitada, clique aqui e veja como integrar.
link-externo.png
Para que seus produtos estejam em sincronia entre o Bling e a Bagy, é necessário que haja um vínculo entre estes produtos.
Esse vínculo permite que você exporte produtos do Bling para a Bagy e também importe os produtos da Bagy para o Bling. Isso vai depender de onde os seus produtos estão cadastrados.
Veja os cenários e o que fazer em cada um deles:

🚨 Exportação de produtos do Bling para a Bagy.

A exportação de produtos é indicada quando você possui produtos no Bling. Dessa forma, você enviará os cadastros para a sua loja virtual e eles estarão disponíveis no painel da Bagy.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES !!
Antes de exportar os produtos, verifique as informações abaixo.
Requisitos
É necessário preencher o campo 'Marca' para exportar os produtos.
Produtos
👉
Se houver produtos na Bagy com o mesmo SKU, ao exportá-los, as informações serão atualizadas conforme estão no Bling.
👉
Se houver produtos iguais na Bagy e no Bling e se eles estiverem com SKU diferentes, os produtos serão duplicados.
👉
Com essa integração não há como exportar produtos com composições.
Categorias
Para a Bagy é necessário vincular as categorias do Bling com a loja. Então, você poderá vincular aos produtos.
Para realizar esse processo, veja em Categorias da Dooca Commerce.
Preços
O valor considerado para sincronização é o que está no carrinho verde multiloja
carrinho_multi.png
à frente do produto.

Estoque

O estoque dos produtos serão atualizados automaticamente se o parâmetro 'Atualizar o estoque no canal de venda' for habilitado nas Regras de Operação dos produtos.

Como exportar

Para realizar a exportação de produtos para a Bagy, acesse Cadastros > Produtos:
  • Selecione os produtos que deseja exportar.
Para produtos com variação, selecione somente o produto-pai.
  • Clique em 'Exportar produtos multiloja'
  • Escolha a integração da Bagy.
  • Se houver mais de um depósito, selecione qual deseja considerar para estoque desses produtos.
  • Clique em 'Exportar'
Quais dados serão exportados para a Bagy ?
As informações dos produtos enviadas para a Bagy são:
  • Nome
  • Código (SKU)
  • Preço
  • Preço Promocional
  • Peso Líquido
  • Peso Bruto
  • GTIN
  • Descrição complementar
  • Largura
  • Altura
  • Profundidade
  • Descrição
  • Curta
  • Marca
  • Imagem
  • Categoria
Após finalizar a exportação, os produtos deverão estar cadastrados na Bagy e já terão vínculo com o Bling.

🚨 Importação de produtos da Bagy

A importação de produtos é recomendada quando você ainda não possui o produto cadastrado no Bling.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES !!
Antes de importar os produtos, verifique as informações abaixo. Produtos
  • Os produtos com o mesmo código (SKU), no Bling e na Bagy, serão atualizados no momento da importação.
  • Os campos que não são importados terão suas informações deletadas no momento da importação. Exemplo: Caso o campo Unidade não seja importado da plataforma, ao realizar a importação, ficará em branco.
  • Se os produtos possuem códigos (SKU) diferentes no Bling e na Bagy, o produto será cadastrado novamente, gerando duplicidade.
Produtos com composição
Produtos com composição não podem ser importados da Bagy.
Categorias
As categorias não são importadas da loja virtual.
Imagens
As imagens cadastradas na Bagy são importadas ao Bling a partir da importação de produtos.
Preços
Os preços (preço e preço promocional) serão importados no carrinho verde multiloja à frente do produto.
Estoque
Ao importar os produtos, há como importar o saldo de estoque dos produtos que estão em sua loja. Para isso, no momento da importação, habilite o parâmetro Importar informações de estoque e selecione o depósito de estoque que deseja abaixo.

Como importar

Para realizar a importação de produtos da Bagy para o Bling, entre no menu Cadastros > Produtos:
  • No menu do lado direito da tela, clique em Importar produtos multiloja.
  • Selecione a Integração Bagy.
  • Escolha se deseja trazer o saldo de estoque dos produtos cadastrados na Bagy no momento da importação (se sim, selecione o depósito).
  • Clique em 'Importar Produtos'
Quando a importação concluir, seus produtos serão cadastrados neste módulo de cadastro de produtos.
As informações exclusivas da loja virtual, como ID do produto para vínculo, preço, preço promocional, entre outros, estarão registradas no carrinho verde multiloja
carrinho_multi.png
à frente do produto.
Quais dados serão importados da Bagy para o Bling?
As informações dos produtos enviadas à Bagy são:
  • Nome
  • Código (SKU)
  • Unidade
  • Preço
  • Preço Promocional
  • Situação
  • Peso Líquido
  • Peso Bruto
  • GTIN
  • Descrição complementar
  • Largura
  • Altura
  • Profundidade
  • Descrição Curta
  • Marca
  • Imagem
Após finalizar a importação, os produtos já terão vínculo com o Bling.
DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O CADASTRO DE PRODUTOS ! 👇🏽
Como sei se meu produto está vinculado com a minha loja virtual?
Para identificar o vínculo dos seus produtos, acesse no Bling Cadastros > Produtos:
  • Clique no ícone de carrinho verde à frente do produto
    carrinho_multi.png
  • Clique em 'Ver mais' no ícone de sua loja
  • Veja se o campo 'ID na Loja' está preenchido
Se estiver preenchido corretamente, o produto estará vinculado. Além disso, é importante ressaltar a diferença entre o ID na loja e o SKU dos produtos.
Essas duas informações são indispensáveis para que os produtos estejam vinculados aos produtos da sua plataforma:
  • O ID na loja é responsável por estabelecer o vínculo de Estoque e Preços entre os sistemas.
  • O SKU é utilizado para vincular os produtos em Importações e/ou Exportações. Ou seja, quando uma venda é Importada ao Bling, o sistema localizará os produtos de acordo com o Código SKU. Bem como, caso você exporte os produtos, eles serão vinculados pelo SKU.
Como utilizar as categorias nos produtos?
Para que a categoria seja enviada junto ao produto para sua loja virtual, é necessário que ela esteja vinculada a uma categoria da loja.
Ou seja, você precisará criar no Bling e, posteriormente, vincular as categorias do Bling com as já existentes no painel da sua loja.
Como atualizar os produtos da minha loja virtual?
Ao atualizar os produtos no Bling, é necessário Exportar novamente.
Se o SKU estiver igual entre o Bling e a sua plataforma, os produtos serão atualizados.
Se o SKU estiver diferente, ao exportar, o produto será cadastrado novamente na sua loja virtual.

📍Configurações

Para que a integração funcione bem existem algumas configurações que irão padronizar os fluxos de estoque e vendas dentro do Bling + Bagy.
No seu painel do Bling vá em Configurações de integrações.
Selecione a integração existente com a a nossa parceira Dooca Commerce e realize as próximas configurações.

1. Regras de Operação de Produtos

Atualizar o estoque no canal de venda: Quando o estoque do produto for alterado aqui no Bling, ele será refletido na Bagy (seja por alteração manual ou lançamento de vendas e entradas).
Atualizar o estoque com saldo no depósito: Se ativada a opção 1, você poderá escolher qual depósito deseja considerar, caso trabalhe com mais de um depósito.
Ordem de envio da descrição dos produtos para a plataforma:
  1. 1.
    Selecione Descrição curta para descrição curta se deseja enviar as informações da Descrição Curta do Bling para a Descrição curta da Bagy.
  2. 2.
    Selecione Descrição curta para descrição completa se deseja enviar as informações da Descrição Curta do Bling para a Descrição (completa) da Bagy.

2. Regras de Operação de Vendas

Enviar dados fiscais ao emitir NF:
No momento em que a nota for emitida no Bling (enviada à SEFAZ), seus dados serão enviados à Bagy automaticamente.

3. Integração automática de pedidos de venda

Na integração da Bagy, é possível ativar a importação automática de pedidos para o Bling em sua configuração.
  • Para isso, clique em Integração automática de pedidos do lado esquerdo da tela e deixe o parâmetro Situação da importação automática de pedidos ativado.
  • Selecione as situações do canal de venda que deseja importar ao Bling.
  • Selecione as situações do Bling que serão utilizadas no momento da importação dos pedidos. Essa é a situação em que o pedido ficará quando importado ao Bling, no menu Vendas > Pedidos de venda.

📍 Como enviar os dados da venda para a loja virtual

Após importar o pedido de venda da loja virtual, os dados da venda podem ser transmitidos para a loja virtual, como: código de rastreio, número da nota, entre outros (dependendo das funcionalidades disponibilizadas pela sua loja).
Enviando os dados da venda, o painel da loja fica atualizado e seu cliente pode visualizar as informações do pedido e ver os detalhes do envio (dependendo das disponibilidades do seu painel).
Este envio pode ser realizado de duas formas:

🚨Enviar dados da venda para a loja manualmente

Para realizar o envio manual, é necessário seguir os seguintes passos:
  1. 1.
    Selecione o(s) pedido(s) da mesma loja;
  2. 2.
    Clique em 'Enviar Dados Loja Virtual';
  3. 3.
    Selecione a loja virtual (Bagy) para qual os dados serão enviados;
  4. 4.
    Selecione as opções apresentadas conforme a disponibilidade da sua loja;
  5. 5.
    Clique em 'Enviar'.

🚨Enviar dados da venda para a loja automaticamente

Alert-icon-P.png
Verifique se a loja possui a opção 'Enviar os dados da nota fiscal para a plataforma, ao emiti-la' (essa descrição da funcionalidade pode variar entre as plataformas).
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem
cog.png
> Configurações de Integrações.
Clique na integração habilitada com a sua loja (Bagy):
  • Clique em 'Vendas' nas 'Regras de Operação', do lado esquerdo da tela;
  • Ative a opção 'Enviar os dados fiscais para o canal de venda ao emitir NF'.
Em seguida, salve a configuração.
Assim, todas as notas emitidas após essa configuração terão os dados da venda automaticamente enviados para a loja.

🚨Enviar os dados do rastreio automaticamente

Para realizar o envio automático, posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem
cog.png
> Todas as Configurações > Integrações > Configurações de Lojas Virtuais.
  • Ative a opção 'sincronizar rastreamento automaticamente';
  • Clique em 'Salvar'.
Esta opção define se os dados de rastreamento devem ser sincronizados automaticamente com as lojas virtuais configuradas.
Quando habilitado, ocorre o envio dos códigos de rastreamento e a troca de situação dos pedidos, conforme as informações da entrega disponibilizadas pela integração logística.
Após habilitá-la, a maior parte das plataformas virtuais receberá de forma automática os códigos de rastreamento, assim que forem disponibilizados pela logística.
Porém, a troca automática de situação dos pedidos para entregue, ocorre apenas para algumas plataformas.
Last modified 3mo ago