Search
K
Comment on page

Como configurar a Sacolinha do Instagram

Configurando o Instagram Shopping de forma integrada a sua loja, você pode ativar a sacolinha e disponibilizar o seu feed de produtos diretamente na sua conta comercial do Instagram.
Atualmente esta integração é feita de forma conjunta com o Facebook Catálogo, por isso, para realizar esta configuração, é necessário atender alguns requisitos solicitados por ambas as plataformas.

Como funciona a integração Instagram + Bagy

  • A plataforma não possui integração direta com o Instagram, por isso, a mesma é realizada através do Facebook.
  • Ao conectar sua loja com a sua página comercial no Facebook, você consegue disponibilizar seus produtos também no Instagram.
  • A disponibilização e organização dos produtos é feita diretamente pelo painel do Facebook Business.
  • A integração é feita através do aplicativo do Facebook Catalog na plataforma da Bagy.
  • Você precisará vincular sua conta comercial do Instagram a sua conta do Facebook.

Requisitos do Instagram:

  • É necessário ser um vendedor de produtos físicos. Produtos digitais não serão aceitos pela Sacolinha do Instagram;
  • Alguns produtos não serão permitidos, como: medicamentos, armas e produtos eróticos;
  • Sua conta no Instagram precisa ser comercial. Você precisa abrir as configurações do seu Instagram, clicar na parte de conta e mudar de uma conta normal para comercial;
  • O link do seu site precisa estar na bio do seu Instagram. Não poderá ser link de WhatsApp ou catálogo online;
  • Seu Instagram precisa ter, no mínimo, 8 fotos dos seus produtos e a foto de perfil precisa ser a logo da sua empresa. Não é permitido misturar fotos pessoais com as de produtos. O Instagram precisa ser exclusivo do seu produto;
  • Nas configurações do seu perfil, você precisa colocar o seu nicho de uma forma clara e bem específica;
  • Sua conta precisa estar conectada com uma página do Facebook, pois todo o processo ocorrerá junto ao mesmo.

Requisitos do Facebook:

  • Você deve possuir uma página da sua loja com as mesmas especificações da sua conta do Instagram (sem fotos pessoais, apenas fotos de produto e seu nicho);
  • Nas configurações da sua página do Facebook, você precisa habilitar a aba “Loja”;
  • Você precisa ser o administrador e proprietário desta página, precisa estar em seu nome e logada em seu e-mail para que você possa manipulá-la com mais facilidade;
  • A página precisa ser pública e visível;
  • Você precisa de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, pois é lá que todo o processo de habilitação da Sacolinha ocorrerá;
  • Dentro do Gerenciador de Negócios você precisa ter uma página de anúncios, mesmo que não venha a criar anúncios pagos;
  • Necessário ter no mínimo 8 produtos cadastrados;
  • Você precisa verificar o domínio do seu site;

Como vincular sua conta no Instagram ao Facebook

A primeira etapa a ser realizada, após você já ter criado suas contas no Facebook e Instagram e já ter criado sua página profissional no Facebook, será vincular as suas contas comerciais.
Você deverá realizar este processo pelo painel do Facebook Business, o qual você acessa com os mesmos dados de acesso ao Facebook.
Acesse o painel do Facebook Business e selecione a opção Login With Facebook:
Insira os seus dados de acesso e clique em Entrar:
No painel do Facebook Business, selecione a opção Configurações:
Selecione a opção Mais Configurações do Negócio:
Selecione a opção Contas do Instagram:
Selecione a opção Adicionar:
Clique em Conectar sua Conta do Instagram:
Realize o login na sua conta do Instagram:
Feito isso, sua conta do Instagram estará conectada a sua página no Facebook.

Como integrar sua loja com o Facebook Catalog

Após vincular as suas contas, você terá de realizar a integração da sua loja com o aplicativo do Facebook Catalog, pois é através dela que você conseguirá disponibilizar o seu feed de produtos no Facebook.

Verificação do Site

Para proteger seus dados de domínio e evitar o uso indevido de seus conteúdos (orgânicos e pagos), você precisa realizar a verificação do seu site de vendas. Para isso, você precisará da metatag disponibilizada no painel do Facebook. Consiga essas informações fazendo o passo a passo abaixo.

Como conseguir a Metatag no painel do Facebook

Acesse o painel do Facebook Business e selecione a opção para realizar o login:
Insira seus dados de acesso:
Após realizar o login, clique na opção Configurações:
Após, clique na opção Mais Configurações do Negócio:
Você será direcionado para uma nova aba.
Selecione as opções Segurança da Marca > Domínios:
Clique na opção Adicionar para cadastrar o seu domínio:
Insira o seu domínio e clique em Adicionar:
Selecione a opção Adicione uma MetaTag ao seu código-fonte HTML:
9º Copie a MetaTag informada para colar na Bagy:
10º No seu painel da Bagy, selecione as opções Loja Virtual > Scripts > Adicionar Script:
11º Defina um nome e uma descrição para identificar o Script:
12º Marque as demais opções conforme o print abaixo:
As opções são: Cabeçalho > Todas as Páginas > Essencias > Script
13º Cole a MetaTag no campo Conteúdo do Script e Salve as configurações:
14º No painel do Facebook Business, clique em Verificar Domínio:
👉 Importante! 👈
As vezes pode levar alguns minutos para a verificação ocorrer corretamente, pois a MetaTag precisa ser inserida no código-fonte da sua loja virtual.
Caso não ocorra corretamente de primeira, espere um período de tempo e tente novamente.
15º Feito isso, seu domínio será verificado:

Como instalar o aplicativo e gerar o XML de Produtos

No seu painel, selecione as opções Aplicativos > Loja de Aplicativos:
Pesquise pelo aplicativo do Facebook Catalog:
Clique em Instalar o Aplicativo:
Confirme a Instalação:
Realize as configurações conforme suas preferências:
Veja a descrição de cada campo de informação 👇
  • Produtos sem estoque: Por padrão produtos que estão desativados ou indisponíveis para venda não serão incluídos no XML. Mas, se desejar, você pode ativar a opção de Enviar produtos sem estoque para o XML.
  • Desconto no boleto: Por padrão a Bagy envia para o Facebook o desconto no boleto já incluso no preço do produto. Caso queira enviar o preço cheio, você deve desmarcar essa opção.
6º Salve as configurações.
7º Copie a URL de XML para inserir no seu painel do Facebook:

Como criar o seu catálogo no Facebook e gerar o feed de produtos

Após realizar a integração, você precisará primeiro criar um catálogo no seu Facebook para, então, gerar o seu feed de produtos.
Na aba de Configurações do Negócio no seu painel do Facebook Business, selecione as opções Fontes de Dados > Catálogos > Adicionar:
Selecione a opção Criar um Novo Catálogo:
Defina um nome de exibição e clique em Criar Catálogo:
Selecione o perfil que irá gerenciar o catálogo e as permissões. Após, clique em Atribuir:
Feito isso, seu catálogo estará criado.

Gerando o Feed de Produtos

Na página de Catálogo criada, clique em Adicionar Itens:
Após, selecione as opções Adicionar Itens > Adicionar Vários Itens:
Selecione a opção Data Feed e clique em Avançar:
Na aba Começar, selecione a opção Sim e clique em Avançar:
Na aba Escolher Arquivo, selecione a opção Usar uma URL e cole a URL de XML que você copiou do painel da Bagy no respectivo campo. Após, clique em Avançar:
Na aba Definir Programação, defina uma frequência de atualização para o feed e clique em Avançar:
Na aba Carregar, confirme se todos os dados estão corretos e clique em Avançar:
Na aba Corrigir Colunas, clique em Carregar:
Feito isso, seu feed de produtos será carregado:

Como ativar a Sacolinha do Instagram

Após criar o seu catálogo e o seu feed de produtos, é hora de ativar a Sacolinha do Instagram e selecionar os itens que você deseja disponibilizar para venda no seu perfil.
No Gerenciador de Comércio do seu painel do Facebook Business, selecione a opção Lojas:
Clique na opção Ir para Lojas:
Selecione a opção Instagram e clique em Avançar:
Marque a opção Finalização de Compra em Outro Site e clique em Avançar:
Após, selecione a página que você criou e vinculou ao Instagram e finalize as configurações, já marcando os produtos que você deseja disponibilizar no seu feed.
Importante!
Para conseguir concluir esta configuração, o seu Instagram e a sua página do Facebook precisam ter uma presença estabelecida. Por isso, você só conseguirá realizar esta ação quando tiver engajamento e movimentações nos seus perfis.
Last modified 1mo ago